Facas ideais para churrasco

Facas ideais para churrasco

Todo churrasqueiro sabe que uma boa faca é uma aliada valiosa no momento do churrasco. Além de ser um utensílio essencial no preparo da carne, a faca também é indispensável na hora de servir os convidados. Para que cada etapa do processo saia como planejado, é preciso saber selecionar o tipo adequado de faca para cada situação. Pensando nisso, trouxemos os principais tipos de facas para churrasco para que você conheça cada um e saiba quando usá-los. Olha só!

Faca do chef

A faca do chef é o modelo mais versátil da cozinha e, também, uma das mais indicadas para preparar a carne do churrasco. Este tipo tem a lâmina comprida e afiada, em modelos que têm, comumente, 7 ou 8”. É uma faca que pode ser usada para cortar, fatiar, picar, triturar e aparar.
Para o churrasco, é indicado que o churrasqueiro esteja equipado com uma faca maior para o preparo da carne e outra menor para servir.

 

Faca Santoku

A faca Santoku tem origem japonesa e é ótima para uso geral, sendo perfeita para cortar, picar e fatiar com grande precisão. Este tipo de faca tem a lâmina grande e fina, com corte afiado e bastante preciso. No churrasco, a faca Santoku pode ser muito útil para fatiar a carne. Como sua lâmina tem detalhes em relevo que ajudam a desprender o ar, essa faca é excelente para não se preocupar com o alimento “grudando” na lâmina.

 

Faca para desossar

Este tipo de faca não pode faltar na preparação do churrasco! A faca para desossar tem a lâmina estreita e comprida e é ideal para separar a carne dos ossos.

 

Faca para pão

Quem não gosta de combinar a carne do churrasco com um pão? Ter uma faca para pão é fundamental para servir os convidados. Este modelo tem a lâmina comprida e serrilhada, ideal para fatiar pães com precisão, além de outros alimentos firmes na parte externa e macios na parte interna, como alguns vegetais.

 

Faca para frutas

A faca para frutas é um modelo com lâmina mais curta e estreita, usualmente de 4”. É uma excelente auxiliar para o churrasco, pois pode ser útil para fatiar tomates para a salada de acompanhamento ou para cortar o limão para a caipirinha ou para tempero.

 

Cutelo

O cutelo é uma faca bastante diferente das outras. Sua lâmina é grande e retangular e, geralmente, é afiada apenas de um lado. Na preparação do churrasco, o cutelo pode ser útil tanto para cortar a carne quanto para tarefas mais pesadas, como cortar ossos e carnes congeladas.

 

Gostou das dicas? Acompanhe nosso Facebook e veja nossos posts semanais!

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.timoteochurrasqueiras.com.br/wp-content/uploads/2017/06/banner1-2.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}