Aprenda a limpar todos os tipos de churrasqueira

Aprenda a limpar todos os tipos de churrasqueira

As churrasqueiras são itens que proporcionam a preparação de saborosos assados e por isso são elementos que despertam a simpatia de muitos apreciadores desse alimento. Item muito comum na área de lazer, a churrasqueira torna-se motivo de confraternização e reuniões especiais entre amigos e familiares. Porém para aproveitar ao máximo esse equipamento é preciso realizar alguns cuidados básicos como a limpeza e manutenção da churrasqueira.

Para cada tipo de churrasqueira os cuidados mudam, é recomendado que a limpeza da churrasqueira seja realizada sempre após seu uso. No caso da churrasqueira portátil é indicado que a seu armazenamento seja feito em área protegida, longe de intempéries, exposição à luz do sol e chuva, pois geralmente esse modelo de churrasqueira é produzido em metal, tomando a medida indicada é possível proteger sua estrutura deixando-a bonita, higienizada e sem danos.

Churrasqueira portátil – Fonte: Google

 

Já para churrasqueira de alvenaria os cuidados são outros e já devem ser efetuados desde a sua construção que precisa ser realizada em ambiente seguro que possua algum tipo de cobertura como um telhado, a área também deve oferecer espaço amplo, para que o churrasqueiro tenha boa mobilidade na realização de seus preparos. Para esse modelo o recomendado para apagar as chamas é jogar uma mistura composta de areia e cinzas do churrascos anterior, o derramamento de água pode provocar alta ocorrência de fumaça deixando o ambiente insurpotável, além de prejudicar sua estrutura.

Churrasqueira de Alvenaria

 

Falando em fumaça, para que não haja risco de prejudicar ou acabar com seu churrasco, é necessário instalar um duto de exaustão, um exaustor ou coifa, que permitirão realizar a atividade sem dor de cabeça. Para situações onde não haja possibilidade ou condições de realizar essa instalação é necessário, em toda vez que for feito o uso da churrasqueira, limpar o teto, a parede e o chão com um desengordurante. Se a gordura ainda permanecer no piso é indicado jogar água quente e deixar por alguns minutos, logo após aplicar um pouco de água sanitária.

As grelhas utilizadas nas churrasqueiras devem ser limpas também, por isso é recomendado que após seu uso, depois de fria, seja retirada da churrasqueira e fique por algumas horas de molho na água e detergente neutro. Depois do tempo necessário sua limpeza deve ser realizada com uma lã de aço, detergente neutro e água.

Já no interior da churrasqueira é preciso aplicar com um pano macio um desengordurante de boa qualidade, e deixar agir por 2 ou 3 minutos, depois retire todo o produto com um pano úmido, não jogue água. Caso fique alguma sujeira carbonizada, é recomendado utilizar uma lã de aço no local.

A limpeza exterior varia de acordo com o material de fabricação da churrasqueira, para churrasqueiras de alvenaria ou concreto utilize um pano molhado com detergente neutro deve ser aplicado, depois utilize um pano úmido com desengordurante e logo após um pano úmido apenas com água, repita o procedimento quantas vezes for necessário.

Para churrasqueiras de aço inox ou metal deve ser aplicados além do desengordurante e detergente neutro, produtos com finalidades específicas desse material deixando a churrasqueira limpa e bonita. Nunca utilize lã de aço para limpar a área externa, caso contrário poderá riscar e estragar seu material.

Churrasqueira Aço-Inox

 

Após realizar a manutenção de limpeza coloque uma capa protetora, para aguardar seu próximo uso! É recomendado que antes de instalar ou comprar uma churrasqueira verifique quais são suas vantagens e desvantagens, assim poderá analisar o que é melhor para sua casa, apartamento ou área de lazer.

 

 

Gostou das dicas? Siga nosso Facebook e acompanhe as novidades do nosso blog!

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.timoteochurrasqueiras.com.br/wp-content/uploads/2017/06/banner1-2.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}